Home\Proposituras\Indicações\Indicação nº. 117 de 23 de outubro de 2017

Indicação nº. 117 de 23 de outubro de 2017

Publicado em: 23/10/2017 - 11:29:23

Autor: Jaime Maciel Barbosa - PSDB

Assunto: Criação do programa alimentação saudável para a pessoa idosa.

 

O Vereador que abaixo subscreve indica a nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Curvelândia Senhor SIDINEI CUSTÓDIO DA SILVA, cópia a Secretária de Saúde Senhora MARINEIDE APARECIDA NUNES, cópia a Secretária de Assistência Social Senhora VILMA LUCIA DE SOUZA CUSTÓDIO, mostrando a necessidade de criar um programa alimentação saudável para a pessoa idosa.

 

Justificativa

Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população, torna-se fundamental planejar e desenvolver ações de saúde que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos.

Dentre essas ações, estão as medidas relacionadas a uma alimentação saudável, que devem fazer parte das orientações trabalhadas pelos profissionais de saúde à pessoa idosa e sua família. Este projeto tem o objetivo de oferecer subsídios aos profissionais de saúde com relação a essas orientações, apresentando medidas práticas para o preparo e o consumo dos alimentos, que podem contribuir para promover mais prazer, conforto e segurança durante as refeições diárias da pessoa idosa.

Junto a esse projeto deve-se elaborar um Guia Alimentar para a População, uma alimentação saudável deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, variada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.

Ainda, com base nessa abordagem, é importante que o profissional de saúde esteja atento ao contexto das mudanças que ocorrem no corpo com o avanço da idade e no ambiente em que os idosos vivem, seja ele doméstico ou institucional, mudanças essas que podem ter implicações no processo de compra, preparo, consumo e aproveitamento dos alimentos pelo organismo.

A atenção integrada e humanizada e realizada com base na família, que seja capaz de trazer a pessoa idosa para o centro dos cuidados da equipe de saúde, deve ser o diferencial do trabalho da equipe na consecução das ações de promoção da saúde e da qualidade de vida, tendo a alimentação e a nutrição como pilares fundamentais para tal.

Diante do exposto, solicito aos nobres pares a aprovação da presente indicação.

Sala das Sessões em, 23 de outubro de 2017.

 

JAIME MACIEL BARBOSA
Vereador PSDB


Visualizações: 198
Autor
Palavras chavesindicações.
Veja Também
Esta página teve 316983 visitas desde 14/01/2014 - 20:34:36 hs.
Subir Página