Home\Proposituras\Indicações\Indicação nº. 072 de 05 de junho de 2017

Indicação nº. 072 de 05 de junho de 2017

Publicado em: 05/06/2017 - 14:16:56

Autor: Jaime Maciel Barbosa

Assunto: Organização do Lixão Municipal e Criação de um Projeto para Reciclagem do Lixo.

O Vereador que abaixo subscreve indica a nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Curvelândia, Senhor SIDINEI CUSTÓDIO DA SILVA, com cópia ao Secretário Interino de Obras e Serviços Públicos, Senhor LAIR FERRREIRA, sugerindo a realização de estudos para organização do Lixão Municipal e Criação de um Projeto para Reciclagem do Lixo.

Justificativa

O lixo depositado no lixão municipal fica totalmente exposto a céu aberto, nele podemos encontrar todos os tipos de resíduos (domiciliar, animais mortos, material de construção, etc) sem nenhuma separação de local, sem valas e que vão sendo amontoados em grandes áreas.

Essa situação é preocupante, pois essa falta de organização, vem causado grande transtorno aos moradores próximos, mau cheiro, além da proliferação de insetos, tendo em vista existir pneus ao ar livre sobre água empossada, lixo solto, alguns voando sobre terrenos vizinhos e lixo sendo despejado em local impróprio, próximas as passagens, dificultando o acesso dos próprios caminhões que transportam o lixo.

Deveríamos ao mínimo criar aterros controlados, lugares onde o lixo pode ser disposto de forma controlada, distribuídos de acordo com o tipo de resíduos, em setor e/ou valas específicas e posteriormente receberem cobertura.

Além disso, a Prefeitura deve criar um projeto para reciclagem do lixo, iniciando pela conscientização da população, para fazer a separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva, que consiste na separação dos materiais por tipos (plástico, papel, vidro, metais, orgânico, etc), sendo, cada resíduo, destinado a um processo independente de reciclagem.

Esse projeto além de contribuir para a preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, em nosso caso, também evitaria o mau cheiro, além de gerar inúmeros empregos aos interessados em atuar no ramo.

 Pelo exposto, solicito aos nobres pares a aprovação da presente indicação.

Sala das Sessões em, 05 de junho de 2017.

 

 

JAIME MACIEL BARBOSA
Vereador PSDB


Visualizações: 170
Autor
Palavras chavesindicações.
Veja Também
Esta página teve 291342 visitas desde 14/01/2014 - 20:34:36 hs.
Subir Página