Home\Proposituras\Indicações\Indicação nº 036 de 27 de Março de 2017

Indicação nº 036 de 27 de Março de 2017

Publicado em: 27/03/2017 - 15:53:07

Autores: ABDIAS VIEIRA DA SILVA e OSMAR RIZZI.

Assunto: Conservação de solo e micro bacias.

 

Os Vereadores que abaixo subscrevem indicam a nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Curvelândia Senhor SIDINEI CUSTÓDIO DA SILVA, com cópia ao Secretário Interino de Obras e Serviços Públicos Senhor LAIR FERREIRA, para que os mesmos realizem estudos para Implantar um programa integrado de informação e conscientização dos proprietários de imóveis rurais quanto aos danos causados pela erosão ao solo e aos mananciais hídricos, bem como ações de proteção e correção.

 

Justificativa

            A presença de uma boa cobertura florestal nas encostas de elevações é de grande importância para o controle do processo de erosão e consequente assoreamento de micro bacias fluviais. Uma vez que em algumas localidades do Município de Curvelândia o desmatamento indiscriminado para a implantação da pecuária e agricultura, aumentou os processos erosivos que já eram naturalmente intensos devido à fragilidade dos solos e sensíveis declividades, sugere que sejam tomadas medidas no sentido de minimizar estes efeitos e recuperar áreas já degradadas.

           A pecuária implantada em solos arenosos tem provocado inúmeras voçorocas, com o transporte de sedimentos, consequentemente resultando em grande acúmulo dos mesmos nos cursos d’água, assoreando-os.

          Sendo assim, é necessário o manejo correto das micro bacias hidrográficas, inclusive com a realização de curvas de nível nas encostas de elevações, diminuindo o processo erosivo e harmonizando a conservação do solo e as produções agrícolas, pecuárias e florestais com o manejo de recursos hídricos.      

          Com este objetivo propomos um trabalho conjunto entre proprietários rurais, Câmara dos Vereadores e Prefeitura Municipal, visando orientar os produtores quanto aos danos e ações a serem executadas para reduzir estes efeitos, e recuperação de áreas já atingidas, inclusive com execução de curvas de nível nas encostas com parte do equipamento disponibilizado pela Prefeitura.

          Encaminhamos, portanto, esta proposta de trabalho à apreciação dos senhores, contando com vosso apoio, e desde já agradecendo em nome das gerações futuras.

Sala das Sessões em, 27 de março de 2017.

 

 

ABDIAS VIEIRA DA SILVA
Vereador - PP

OSMAR RIZZI
Vereador - PSD


Visualizações: 132
Autores
Palavras chavesindicações.
Veja Também
Esta página teve 291512 visitas desde 14/01/2014 - 20:34:36 hs.
Subir Página