Home\Proposituras\Indicações\Indicação nº 001 de 20 de Fevereiro de 2017

Indicação nº 001 de 20 de Fevereiro de 2017

Publicado em: 20/02/2017 - 10:48:43

Autor: ROBERTO SERENINI

Assunto: Indica ao Executivo Municipal a elaboração de projetos em parceria com o Sebrae-MT, Senar-MT e Senai-MT, para a viabilização de cursos profissionalizantes na área urbana e rural do Município.

 

O Vereador que abaixo subscreve indica a nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Curvelândia Senhor SIDINEI CUSTÓDIO DA SILVA, com cópia à Secretária de Assistência Social Senhora VILMA LUCIA DE SOUZA CUSTÓDIO, cópia à Secretária de Educação, Cultura e Desportos Senhora MARILENE EUGENIA DA SILVA, sugerindo aos mesmos a elaboração de projetos em parceria com o Sebrae-MT, Senar-MT e Senai-MT, para a viabilização de cursos profissionalizantes na área urbana e rural do Município. 

 

Objetivos

Proporcionar capacitação técnica em diversas áreas para a população urbana e rural, principalmente para os jovens, criar projetos de inclusão social, inclusão digital e ensinar novas técnicas para melhorias na produção e formação profissional.

 

Instituições Sugeridas

Sebrae: Firmar parceria com esta instituição, visando atender a quem deseja abrir seu primeiro negócio e aqueles que buscam melhorar suas empresas ou sua forma de atuação no mercado, com informações e orientações técnicas, consultorias, cursos, palestras, oficinas, cartilhas e eventos em diversos temas. Entre eles:

 

 

Senar: Firmar parceria com esta instituição de ensino rural, pois a mesma disponibiliza cursos e projetos nas seguintes áreas:

 

SENAI: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - é uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e destaca-se, no cenário internacional, por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. A Instituição apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.

 

Justificativa

A implantação desse projeto ajuda a divulgar as grandes vantagens dos cursos técnicos profissionalizantes e também de inclusão social, valoriza a carreira dos jovens junto à sociedade, apresentando as boas oportunidades do mercado de trabalho e as possibilidades de crescimento profissional.

Na sociedade em que vivemos e diante dos apelos consumistas, os jovens são facilmente atraídos para participarem de situações que os colocam em condições de vulnerabilidade, como o tráfico, a exploração sexual e a dependência às drogas, ficando expostos às situações conflitantes e desintegradoras da personalidade e, também, às mais elevadas taxas de mortalidade por causas externas.

Vê-se, portanto, a importância de organismos sociais lançarem aos jovens um olhar diferenciado, ouvindo-os e dando-lhes a oportunidade de atuarem como sujeitos nas diversas instâncias da sociedade. Uma vez que eles compõem uma significativa parcela da população, representam não apenas o futuro, mas o presente de um país e são responsáveis por pressionar a economia para a criação de novos postos de trabalho.

Pelo exposto, solicito aos nobres pares a aprovação da presente indicação e o pronto atendimento do Executivo Municipal.

 

          Sala das Sessões em, 20 de fevereiro de 2017.

 

 

ROBERTO SERENINI
Vereador - DEM


Visualizações: 157
Autor
Palavras chavesindicações.
Veja Também
Esta página teve 275106 visitas desde 14/01/2014 - 20:34:36 hs.
Subir Página